Fecomércio-RS realiza Fórum de Negociações Coletivas
As negociações coletivas do ano de 2024 e as perspectivas para este ano foram temas debatidos nesta quarta-feira (29) no âmbito do Fórum Fecomércio-RS de Negociações Coletivas. O evento, realizado na sede da Federação, em Porto Alegre, contou com a participação de representantes de entidades sindicais patronais filiadas e associadas, de todo o Rio Grande do Sul, e foi conduzido sob a coordenação do vice-presidente, Sr. Joel Vieira Dadda, que ressaltou a importância das relações entre empresas e sindicatos patronais, bem como o papel fundamental da Federação nesse processo. Destacou ainda que “O Fórum de Negociações Coletivas tem como objetivo fornecer informações e dados de extrema relevância para as negociações ao longo do ano.”
Na abertura dos trabalhos, o presidente da Fecomércio-RS, Sr. Luiz Carlos Bohn, ressaltou a importância da negociação coletiva como um instrumento fundamental para viabilizar o diálogo entre as entidades sindicais patronais e laborais na definição das condições de trabalho. Destacou que, por meio do processo negocial, é possível estabelecer acordos que reflitam as especificidades e demandas de cada região e setor econômico. Ao abordar os elementos essenciais para a obtenção de resultados eficazes, o Presidente pontuou a necessidade de um profundo conhecimento da realidade local, do domínio da legislação vigente e da aplicação de técnicas negociais estruturadas. Ressaltou, ainda, que a convenção coletiva de trabalho não apenas permite a adequação das relações de trabalho às dinâmicas regionais, mas também supre lacunas normativas, assegurando equilíbrio entre as partes envolvidas, sobretudo em cenários de instabilidade econômica.
O evento contou com a apresentação de um panorama das negociações coletivas de 2024 e análise sobre as perspectivas econômicas para o ano de 2025.
O encontro também contou com exposições sobre a temática "Radiografia das Negociações Coletivas em 2024 e Perspectivas para 2025", abordando aspectos jurídicos e estratégicos do cenário negocial vigente e suas projeções para o próximo período.
O Vice-Presidente, Sr. Joel Dadda, enfatizou a importância da participação dos sindicatos filiados e associados no 9º Congresso de Relações Sindicais de Trabalho, que ocorrerá de 27 a 29 de março em Torres.
Fonte: Fecomércio-RS