No items found.
No items found.
June 11, 2024

Lojistas apostam em incremento de 6,98% nas vendas do Natal

Lojistas apostam em incremento de 6,98% nas vendas do Natal

Sindilojas-NH realiza quinta pesquisa da região com expectativa do comércio

O Natal, principal data em vendas para o comércio varejista, já movimenta os lojistas de Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Araricá e Nova Hartz. Vitrines estão prontas aguardando os clientes. Levantamento feito pelo Sindilojas-NH mostra que 92% dos entrevistados se declaram otimistas e as vendas devem ter incremento de 6,98%. O índice é muito parecido com os levantamentos feitos em outras regiões do estado. 

O grau de otimismo, em escala que vai de 1 a 10, é de 8,4 pontos, o melhor do ano. “O levantamento mostra que vivemos uma realidade. Mesmo com os lojistas otimistas, haverá pouco incremento nas vendas, reflexo da dificuldade que muitos estão enfrentando”, comenta o presidente do Sindilojas, Gerson Müller. 

Dos entrevistados pelo Sindilojas-NH, apenas 6% responderam que não estão otimistas e 2% se disseram mais ou menos otimistas. 76% têm grau bom ou ótimo de otimismo, com notas entre 8 e 10; 16% têm grau regular, com notas entre 5 e 7; e 2% não estão otimistas, com notas entre 0 e 4. 

O incremento médio previsto é de 6,98%, mas tem lojista que aposta índice maior. “Neste caso, pode ser loja nova, aberta há pouco tempo, e que espera contar com a data para impulsionar o negócio”, acrescenta Müller. Há, também, previsão de vendas estagnadas, com crescimento zero. “Esta situação preocupa, especialmente porque no Natal não há venda de produtos específicos, como no Dia da Criança ou Dia das Mães, por exemplo. As vendas deveriam ser equilibradas nos mais variados segmentos”, aponta Müller. 

O Sindilojas-NH ouviu, entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro 50 estabelecimentos associados, representando os segmentos calçados, vestuário, acessórios diversos, joalheria, móveis, padaria, acessórios de uso doméstico, cosmésticos e perfumaria, bijuteria e artesanato, papelaria, floricultura, equipamentos de telefonia, artigos esportivos, relojoaria, ótica, brinquedos e artigos recreativos. “Este número representa bem o nosso associado”, finaliza o presidente Gerson Müller. 

Compartilhe essa publicação