Pesquisa de Final de Ano da Fecomércio-RS aponta que mais de 45% dos entrevistados pretende comprar na Black Friday
Uma data que se consolidou no cenário de consumo brasileiro é a Black Friday. Praticada por grande parcela do comércio no final do mês de novembro, apesar de tipicamente ser destinada para compras para uso próprio, a proximidade com o Natal também acaba por atrair parte do consumo que antes concentrava-se no mês de dezembro. Diante disso, na pesquisa da Fecomércio-RS de Final de Ano 2024 são feitos questionamentos sobre a Black Friday entre os que pretendem dar presentes no fim do ano.
O levantamento identifica não apenas a presença da Black Friday na rotina de compras dos gaúchos – 45,2% afirmam que vão fazer compras na data –, mas também a intersecção da Black Friday com o Natal. E essa intersecção se dá tanto pela possível redistribuição de gastos entre as datas, com 39,1% dos que comprarão na Black Friday afirmando que quanto maior gasto em novembro, menor o gasto no Natal, quanto pelo aproveitamento da data para comprar os presentes do Natal (ou algum dos presentes), conforme afirmaram 48,9% dos que comprarão na Black – o que corresponde a mais de um quinto (22,1%) de todos entrevistados da pesquisa. Ainda, sobre o impacto das enchentes de maio, entre os que vão comprar na Black, quase um quarto (24,1%) referiu que isso influenciou sua decisão de gastar: 13,2% indicaram gastos maiores e 10,9% gastos menores.
A Pesquisa de Final de Ano 2024, realizada pela Fecomércio-RS, teve como público-alvo consumidores com interesse em realizar compras de Natal, entrevistados no período de 10 a 23 de outubro de 2024. Foram realizadas 385 entrevistas na principal cidade de cada Macrorregião do Estado: Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas.
Fonte: Fecomércio-RS