Presidente da Fecomércio-RS leva pleitos do setor ao Senador Hamilton Mourão
Aumentar o subsídio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe);recriar o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, mais conhecido como BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda),para todas as empresas do Rio Grande do Sul; investimentos rápidos e suficientes para a recuperação da infraestrutura do Estado, com especial atenção para a situação do aeroporto de Porto Alegre, foram algumas das pautas da reunião entre o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, e o Senador Hamilton Mourão.
No encontro, Bohn pediu apoio ao parlamentar em medidas que auxiliem na recuperação do Estado após as enchentes, que aconteceram no mês de maio. “Estimamos uma perda de PIB em torno de R$ 40 bilhões em 2024. Já quanto a perdas patrimoniais e de infraestrutura, as estimativas estão entre R$ 24 e 30bilhões. Precisamos da escala das finanças públicas federais para nos ajudar neste momento e a velocidade de chegada desses recursos nos preocupa”, pontuou o presidente.
Outro destaque da reunião, foi a questão do aeroporto de Porto Alegre. “Além das perdas patrimoniais, também temos a questão da obstrução de atividade econômica. O nosso aeroporto, ficando meses fechado, acarretará uma série de impactos agregados, porque vários segmentos dependem do seu funcionamento”, finalizou.
A Federação, desde o início de maio, tem dialogado com os governos Federal, Estadual e municipais em busca de medidas para que as empresas possam retomar suas atividades.
Fonte: Fecomércio-RS