Sindilojas Vale Germânico e entidades entregam demandas ao senador Mourão para desenvolvimento regional

Sindilojas Vale Germânico e entidades entregam demandas ao senador Mourão para desenvolvimento regional

Na última sexta-feira, 14 de fevereiro, durante visita ao Aeroporto Regional Pedro Adams Neto, em Novo Hamburgo, o senador Hamilton Mourão recebeu um documento com demandas da região, entregues pelo Sindilojas Vale Germânico, juntamente com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI), e Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH). Estavam presentes ao evento o presidente do Sindilojas Vale Germânico, Gerson Müller, o Prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck, o diretor do Aeroporto Regional Pedro Adams Neto, Alceu Feijó Jr., o presidente da ACI, Robinson Klein, o presidente da CDL-NH, Leonardo Lessa e demais líderes políticos.

Entre as principais reivindicações, está o acesso a recursos para a melhoria da infraestrutura do antigo aeroclube de Novo Hamburgo, considerado estratégico para o desenvolvimento econômico da região. O projeto de melhorias inclui obras de asfaltamento da pista de 1,2 km e do pátio de manobras, com iluminação inclusa, estimadas em R$ 14 milhões. O senador Mourão reconheceu a relevância do aeroporto e comprometeu-se a destinar uma emenda parlamentar de R$ 280 mil para a elaboração do projeto técnico, considerado o primeiro passo para a concretização das obras. O senador Mourão também afirmou que buscará apoio do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e sugeriu que as entidades encaminhem um pedido de emenda à bancada federal gaúcha.

Por questões legais, os recursos serão encaminhados à Prefeitura de Novo Hamburgo, que firmará convênio com a Associação Aeroclube para a execução das obras. Presente ao evento, o prefeito Gustavo Finck garantiu agilidade na tramitação do projeto.

Outras demandas apresentadas

Além da questão aeroportuária, as entidades entregaram ao senador Mourão um conjunto de demandas em áreas essenciais para o desenvolvimento da região:

1. Reformulação dos critérios dos programas sociais

• Estabelecimento de prazo de validade para os benefícios, com reavaliação periódica.

• Capacitação obrigatória por meio de cursos do Sistema S (Sesi, Senai, Sebrae, Senac e Sesc).

• Vinculação dos programas a oportunidades de emprego, para evitar dependência crônica.

2. Infraestrutura viária

• Duplicação e modernização de rodovias estaduais e federais que atendem a região.

• Extensão da BR-448 e duplicação da RS-239 entre Taquara e Rolante.

• Construção de uma alça ou viaduto na BR-116, na entrada de Ivoti.

• Melhorias no transporte ferroviário e intermodal.

3. Incentivo à inovação e ao desenvolvimento tecnológico

• Criação de incentivos fiscais para empresas que investirem em pesquisa e inovação.

• Linhas de crédito acessíveis para startups e empresas de base tecnológica.

• Parcerias entre universidades, setor produtivo e governo para estimular projetos inovadores.

Fonte: ACI

Compartilhe essa publicação