Sindilojas Vale Germânico e entidades entregam demandas ao senador Mourão para desenvolvimento regional
.jpeg)
Na última sexta-feira, 14 de fevereiro, durante visita ao Aeroporto Regional Pedro Adams Neto, em Novo Hamburgo, o senador Hamilton Mourão recebeu um documento com demandas da região, entregues pelo Sindilojas Vale Germânico, juntamente com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI), e Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH). Estavam presentes ao evento o presidente do Sindilojas Vale Germânico, Gerson Müller, o Prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck, o diretor do Aeroporto Regional Pedro Adams Neto, Alceu Feijó Jr., o presidente da ACI, Robinson Klein, o presidente da CDL-NH, Leonardo Lessa e demais líderes políticos.
.jpeg)
Entre as principais reivindicações, está o acesso a recursos para a melhoria da infraestrutura do antigo aeroclube de Novo Hamburgo, considerado estratégico para o desenvolvimento econômico da região. O projeto de melhorias inclui obras de asfaltamento da pista de 1,2 km e do pátio de manobras, com iluminação inclusa, estimadas em R$ 14 milhões. O senador Mourão reconheceu a relevância do aeroporto e comprometeu-se a destinar uma emenda parlamentar de R$ 280 mil para a elaboração do projeto técnico, considerado o primeiro passo para a concretização das obras. O senador Mourão também afirmou que buscará apoio do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e sugeriu que as entidades encaminhem um pedido de emenda à bancada federal gaúcha.
.jpeg)
Por questões legais, os recursos serão encaminhados à Prefeitura de Novo Hamburgo, que firmará convênio com a Associação Aeroclube para a execução das obras. Presente ao evento, o prefeito Gustavo Finck garantiu agilidade na tramitação do projeto.
.jpeg)
Outras demandas apresentadas
Além da questão aeroportuária, as entidades entregaram ao senador Mourão um conjunto de demandas em áreas essenciais para o desenvolvimento da região:
1. Reformulação dos critérios dos programas sociais
• Estabelecimento de prazo de validade para os benefícios, com reavaliação periódica.
• Capacitação obrigatória por meio de cursos do Sistema S (Sesi, Senai, Sebrae, Senac e Sesc).
• Vinculação dos programas a oportunidades de emprego, para evitar dependência crônica.
2. Infraestrutura viária
• Duplicação e modernização de rodovias estaduais e federais que atendem a região.
• Extensão da BR-448 e duplicação da RS-239 entre Taquara e Rolante.
• Construção de uma alça ou viaduto na BR-116, na entrada de Ivoti.
• Melhorias no transporte ferroviário e intermodal.
3. Incentivo à inovação e ao desenvolvimento tecnológico
• Criação de incentivos fiscais para empresas que investirem em pesquisa e inovação.
• Linhas de crédito acessíveis para startups e empresas de base tecnológica.
• Parcerias entre universidades, setor produtivo e governo para estimular projetos inovadores.
Fonte: ACI