Sindilojas Vale Germânico leva lojistas para o Pós-NRF da Fecomércio-RS

O Sindilojas Vale Germânico levou uma comitiva de 30 lojistas para o pós-NRF Retail´s Big Show 2025, evento promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac na manhã desta terça-feira, 18 de fevereiro. Realizado na sede da Casa do Comércio Gaúcho, em Porto Alegre, o encontro trouxe para o público de mais de 500 pessoas, as ideias inovadoras e soluções disruptivas vividas pela comitiva da entidade na maior feira do varejo do mundo, de 12 a 14 de janeiro, em Nova York. E a conclusão é fazer o básico bem feito.
As atividades foram abertas pelo presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. Depois palestrou Fabiano Zortea, especialista em estratégias para o desenvolvimento do varejo, com mais de 20 anos de experiência e curador de conteúdo na NRF. “Não se pode errar no básico”, resumiu a ele, que fez mais de 12 visitas técnicas em Nova York.
Trouxe que as lojas físicas são responsáveis por 85% das vendas totais. Para ele, o momento é avaliar sobre o que é está sendo oferecido ao cliente. “Fazer coisas novas, personalizadas, com foco no cliente e usando a tecnologia para entender, detectar e saber o que o consumidor não quer”, disse. “Não se pode errar no básico. Se não, ele (o cliente) vai para o digital.”Cliente não precisa ir na loja física. Ele tem que querer ir. Use a IA a seu favor”, completou.
.jpeg)
Depois foram realizados dois painéis. O primeiro painel teve a participação de Gilberto Aiolfi, presidente do Sindilojas Missões e vice-presidente da Fecomércio-RS; Renzo Antonioli, presidente do Sindilojas Pelotas e diretor da Fecomércio-RS e com a mediação de Elizabeth Ercolani de Carvalho, gerente de RH do Sistema Fecomércio-Rs/Sesc/Senac.
Antonioli relatou sua experiência na NRF 2025 como feliz. “Fui lá para ser arrasado pela IA. Voltei feliz porque lá vi que a IA é uma ferramenta, um meio que posso usar a meu favor”, concluiu. Para Gilberto, a experiência na NRF trouxa a certeza de que é preciso ouvir e entender sua equipe e seus clientes, criar relações de confiança. “O melhor e maior ativo de sua empresa são as pessoas”.
Para fechar a manhã, o segundo painel contou com a participação de Cladir Bono, presidente do Sindilojas Farroupilha e vice-presidente da Fecomércio RS; Gustavo Pilatti, diretor das operações de EAD dos cursos técnicos da Rede Senac e Daniela Favaretto, diretora do Senac Tech com mediação da jornalista Patricia Comunello. Foram abordados os tópicos: decisão das lideranças de usar ou não IA; Tecnologia e aplicativos e Emprego + IA. Bono lembrou que já se falou que o lojista que não estivesse no digital pereceria. “Em 2025, a conclusão é que a loja física persistirá. Porém, todos na NRF falaram em IA. Onde e como pode ser aplicada.” Já Pilatti enfatizou que a IA ajuda na produtividade, aumentando em até 40%. Para a diretora do Senac Tech, a IA é um meio e não um fim em si mesmo. “IA não veio para substituir o atendimento humano, nem para substituir a loja física. Veio para nos ajudar”.

Para Gerson Müller, presidente do Sindilojas Vale Germânico, o momento é de comemoração. “Reunimos um grupo sedento por informações e que sai daqui com muitos ensinamentos para aplicar no seu varejo. Outras missões virão e nós estaremos ao lado dos nossos associados e representados facilitando suas participações.”
(Com informações da Fecomercio-RS)
Texto: Assessoria de Imprensa Sindilojas Vale Germânico