August 16, 2024

Sindilojas Vale Germânico planta mudas de árvores para compensar emissão de CO2

Sindilojas Vale Germânico planta mudas de árvores para compensar emissão de CO2

O Sindilojas Vale Germânico lançou na tarde desta quarta-feira, 14/08, em Novo Hamburgo, o Sindi Verde, programa ambiental que busca compensar a emissão de CO2 pelo consumo de energia elétrica. Foram plantadas as primeiras 16 mudas de um total de 225 árvores nativas. O local escolhido para a apresentação da iniciativa foi a Travessa Nicolau Edmundo Blauth, Centro da cidade, antigo trajeto do trem que ligava Porto Alegre ao Vale do Paranhana.

 

O programa do Sindilojas deve estar concluído até o final do ano. A quantidade de árvores leva em consideração o CO2 produzido pelo consumo de energia elétrica nos 75 anos, desde a fundação da entidade. "Usamos a calculadora do ICM Bio para chegar a este número", explica o presidente Gerson Müller.

 

O Sindilojas Vale Germânico levou em consideração o consumo de energia elétrica em suas duas sedes no ano de 2023. A estimativa foi de meia tonelada de CO2, com orientação de plantio de três mudas. Então foi decidido pelo plantio de três mudas para cada ano de existência. "É certo que estamos entregando mais do que produzimos de CO2, pois o consumo de energia elétrica aumenta a cada ano", explica. O programa também tem o caráter pedagógico. "Queremos deixar a cidade mais bonita, florida, agradável. E, de quebra, ajudar a neutralizar os gases do responsáveis pelo efeito estufa. Por isso, provocamos outras entidades e empresas para que façam o mesmo", acrescenta Gerson Müller.

 

A orientação técnica para o projeto é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Novo Hamburgo. A Travessa Nicolau Edmundo Blauth para o lançamento do projeto foi uma sugestão da Diretoria de Turismo, que pretende tornar o local atrativo. O plantio e o cuidado com as mudas por dois anos será da Sua Jabuticabeira Paisagismo.

A atração no plantio das primeiras mudas foi a turma do Sesquinho, escola do Sesc Novo Hamburgo, que participou da atividade. Os estudantes tiveram a oportunidade de colocar a mão na terra.

 

Fonte: Assessoria Imprensa Sindilojas Vale Germânico

Compartilhe essa publicação